terça-feira, 1 de dezembro de 2009

***Educação Fisica Escolar***


Podemos começar dizendo que ser um Professor de Educação Física é uma incrível Experiência e tem um Longo caminho a ser seguido!!

Definição da Educação conforme na Constituição da República Federativa do Brasil de 1998.
( Visa o pleno conhecimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, inovando ao dar importância ao atendimento desde os primeiros anos de vida do individuo e ao indicar também a necessária atenção ao deficientes , propondo sua inserção na rede regular de ensino).
Ao analisamos essa definição a educação física está em plena sintonia mas o que será que tem tornado a Educação Física Escolar, como já sabemos e cansamos de ver todos os dias, não ter seu reconhecimento. Seus valores foram lançados fora, o que se parece é que existe uma tal aula de educação física para se preencher uma grade escolar, sem muita responsabilidade.
Bom mais será que é isso mesmo, será esse o principal papel?
Não ensinar nada, deixar a hora simplesmente avançar?
Vamos discutir vários temas nessa postagem , vamos entender o que realmente aconteceu para que hoje a área esteja tão abandonada.

O que dizer sobre o Professor de educação física?

Será que a culpa é dele mesmo? Como diria João Batista Freire em um de seus prefácios a Jocimar Daolio "Os professores não escapam da síndrome do Super-Homem, o professor serve para Tudo".
Realmente, os professores que ministram as aulas de Ed.Fisica, são aqueles que geralmente participam da vida se seus alunos mais efetivamente , que parece que apenas usa as aulas para se expressarem. São os que participam da realidade dos alunos , talvez porque as roupas esportivas, acabam diminuindo a visão dos alunos,aquele apito no pescoço, a bola de baixo do braço e sempre bem disposto, são os que na maioria das vezes que promovem eventos, que estão na comunidade.
Afinal qual aluno não gosta de ter sua sala de aula, uma quadra , jogos e brincadeiras?
Não são simplesmente professores que ensinam um determinado jogo e suas regras, eles ensinam sobre a vida, pois estão muito próximo do sonhos de seus alunos.
Principalmente dos meninos, afinal qual não é o menino que não pensam em ser um jogador de futebol? Ou as meninas que não gostam de danças? Ginásticas?
Ou qual criança que não gostam de brincar?
Os professores tem uma vantagem , podem usar o que seus alunos usam no dia-a-dia, isso da uma diferença com as outras matérias, claro todas as outras matérias são tão importante quanto, mais as vezes se distanciam da realidades vividas pelos alunos.
Claro nem todos os professores são assim , há sempre suas exceções.
Mas não podemos apenas isolar o professor fora da responsabilidade da atual situação.
È muito comum vermos professores que não conseguem defender sua ESPECIFICIDADE, como fazem um pouco de tudo, as vezes não acabam fazendo nada.
O profissional tem que saber dar suas aulas com clareza de seu planejamento, saber defender seu conteúdo, trabalhar em seu alunos, para que assim possamos enxerga a diferença que a Educação Física faz, porque brincar ou jogar bola, todas as crianças já fazem fora da escola. O professor tem que saber resgatar isso em seu aluno, mas com a visão de um educador,ensinar,fazer com que seus alunos se desenvolvam, tanto fisicamente quanto socialmente.
Dar aulas com valores agrupados, mudar a visão das pessoas que a Ed. Física é uma atividade e não uma disciplina.
Trabalhar com o maior instrumento de nossas vidas, nosso CORPO, é uma enorme tarefa, que tem que ser desenvolvida desde a infância e continuar até a terceira idade.
As aulas não podem seguir um roteiro, sem antes ver quais são as individualidades dos alunos presentes em aula, o que eles trazem em seus corpos, suas experiências, seus gostos é ser um estimulador de descobertas.
Pois o professor não pode esquecer que suas aulas se dá em um ambiente cultural , muito diferente das outras disciplinas. As aulas de Educação Fisica tem que tentar enxerga o repertório corporal de seus alunos que indivualmente chegam a escola e ir aperfeiçoando.
È desenvolver a Educação Física, não apenas dando valor a saúde, que fazendo a atividade física você terá uma saúde muito melhor, isso não está errado, o que está errado é apenas se base nessa teoria.
Tem que mostrar que a Educação Fisica tem a oportunidade de constuir um ser humano melhor , que se desenvolva, que influencia na sua vida, que vaia tingir seu comportamento e que vai mudar suas ações negativas e modular uma pessoa que saiba viver bem, com aquilo que tem de melhor seu CORPO.
Nossa quanta responsabilidade e desafios nos ombros desses profisionais , por isso uma boa formação na graduação, pode começar a mudar esse paradigma de Educação Física. Assim os professores conseguira enxerga que um de seus papéis é ser um agente cultural, que atua com os movimentos , que é uma das poucas aulas que consegue fazer uma vinculo, ou até uma ligação do movimento humano e do movimento social. Que está bem longe de ser um ditador, ou aulas militaristas como aconteceu no passado, onde todos se tornavam um e um se tornava todos. Não havia a preocupação com a individualidade das pessoas, era passado as regras, os movimentos e todos tinham que fazer.
Ou aquelas aulas que simplesmente eram chatas e que não agrupava nada ao aluno do tipo Corra 4 vezes em volta da Quadra, faça 10 flexões, aquele professor bravo e sério que parecia que iria fazer algo com o aluno, por que ele não estava realizando os movimentos das formas corretas.
Não essa aula, isso tem que ser mudado, temos que conscientizar as pessoas,nossos politicos que talvez ainda estejam com a visão errada, e assim consequentemente não valorizavam um profissionla tão importante quanto o que ensina nossa lingua oficial.
Por que sem a lingagem corporal, se um individuo não consegue se expressar pelo seu corpo, terá muitas dificuldades. O corpo vai além de tudo isso , ele representa suas expressões simbológicas.
Assim conseguimos entender como ainda a Educação Física está muito pressa e ligada a as ideias e valores do passado, principalmente no final do século XXI. Principalmente a higiene a medicina higienista ou o militarismo.
E esse passado da História da Educação Fisica reflete nas ações e nas reproduções dos professores nos dias de hoje.
Nós temos a oportunidadem, eu estou tentando fazer minha parte e você? È você mesmo que está ai na frente dessa telinha, o que pensa a respeito, o que você pode fazer de diferente?
Daolio (1995) Porque os homens são iguais justamente pela expressão de suas diferenças.
=]

Patrícia Drumond Kler

Nenhum comentário:

Postar um comentário