terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Muay Thai - Arte Livre


MUAY THAI

O Muay Thai ou mais conhecido como Thai Boxing na Europa e conhecido no Brasil como Boxe Tailandes é uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. O Muay Thai esta totalmente ligada com a origem do povo Tailandês.
Existem várias versões da origem desta arte marcial, mas segundo historiadores Tailandeses e dos mestres de Muay Thai as suas origens vem das margens do rio Yang Tsé na China Central. O Povo da Província de Yunnam migraram da china para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Durante essa transição da China até o seu destino, os Tailandeses eram constantemente atacados por bandidos e de animais e também sofreram muito com varias enfermidades. Para proteger o povo e manterem a saúde eles criaram um método de luta chamado "Chupasart". Essa Técnica de luta e autodefesa fazia o uso de diversas armas como, por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados e arco e flecha e etc.
Durante os treinamentos do Chupasart, freqüentemente ocorriam acidentes graves com os praticantes. Para que eles Pudessem treinar sem se ferir, os Tailandeses criaram métodos de luta sem armas. Assim eles podiam treinar em tempo de guerra ou de paz com segurança e sem risco de se ferir.
Então aparece uma nova arte marcial chamado Muay Thai que significa ARTE LIVRE. No Início era muito parecido com o Kung Fu Chinês, um fato normal levando em conta à origem do povo Tailandês. Assim com o tempo ele foi se modificando, transformando no estilo de luta que é hoje.
Por volta de 1920 os lutadores não usavam luvas e nenhum outro tipo de proteção. Os lutadores usavam apenas tiras de algodão ou crina de cavalo enroladas nas mãos, as lutas não eram divididas por peso e também não existiam intervalos durante o combate, eles então lutavam até que um dos lutadores fosse nocauteado, ou sofresse uma grave lesão e até à morte de um deles.
Devido ao alto grau de lesões que estavam ocorrendo entre os lutadores algumas regras do boxe inglês foram adaptadas no Muay thai para preservação de seus lutadores. Dentre elas as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão de rounds e também a inclusão de um arbitro central. O Muay Thai ainda preserva Wai Kru, uma dança ritual que serve para homenagear o treinador, seus pais, sua escola de Muay Thai, os antigos lutadores e seus professores e Mestres.
O Muay Thai atualmente usa como forma de golpes apenas as mãos, cotovelos, joelhos, pernas e pés, são proibidos golpes na coluna vertebral e contra as articulações ou golpes na região de trás da cabeça. O Muay Thai no Mundo todo é visto como esporte de luta mais agressivo, onde um descuido durante a luta pode ser fatal.

MUAY THAI NO BRASIL:

O esporte se iniciou no Brasil na década de 70. Quando Nelio Naja introduziu o Boxe Tailandês no Brasil. Então reuniu um grupo de faixas pretas de TaeKwonDo. Em 1980 foi fundada a primeira associação de Muay Thaie e 1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual no Rio de Janeiro.

O Muay Thai atualmente tem tomado novas projeções com o meio de comunicação. A sua divulgação em revistas esportivas, transmissão de lutas em canais fechados com reportagens e também com o crescimento do cinema tailandês tem aumentado a procura do esporte em academias em todo Brasil e no mundo. Hoje temos atletas de grandes referencias internacionais da modalidade, por exemplo; Marfio Canolleti, Anderson Silva e Cosmo Alexandre.

Muitas artes marciais tiveram seu crescimento e com o Muay Thai não foi diferente. Hoje o Muay Thai esta sendo muito procurado por praticantes de Mix Marcial Arts (M.M.A) ou no Brasil mais conhecido vulgarmente como “Vale Tudo”. Essa modalidade esportiva mistura diversas artes marciais podendo lutar no chão utilizando técnicas de Jiu-Jítsu, Judô e Luta Grego-romana para imobilizar, estrangular e finalizar e também em Pé podendo ser complementado com o karate, Kung-Fu, Boxe Inglês, e o Muay Thai para golpear com chutes e socos.

Muay Thai para Todos:

O Muay Thai pode ser praticado por todos: Crianças, Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos. É Importante lembrar que para praticar esta modalidade é indispensável à avaliação Física por um profissional da área da Saúde, ou seja, é obrigado apresentar uma autorização médica comprovando que o interessado esteja apto para pratica do Muay Thai.

Categorias e equipamentos:

O Muay Thai por ser um esporte de muito contato físico e agressivo, pensando nisso a Confederação Internacional juntamente com a confederação Brasileira, criou regras que preservam lutadores para diversas idades e categorias em competições, por exemplo, as categorias infantis são proibidas competirem ate seus 14 anos, a partir dos 15 anos só podem competir com equipamentos de proteção necessários com protetor de cabeça, bocal, colete de tórax protetor genital e caneleiras e também com uma modificação da regra onde não pode utilizar golpes com os cotovelos e joelhos, já as categorias Sub17 é permitido à utilização dos golpes de joelho e não são necessários os protetores de tórax. Competições a partir dos 18 anos são obrigadas apenas capacete e protetor bocal e genital, já o uso de caneleira é opcional, no profissional são apenas o protetor bocal e genital. A quantidade de Rounds também é diferente do profissional e o tempo também, a utilização do cotovelo só é permitido em algumas competições. Em todas as categorias o tamanho da luva de boxe é proporcional ao peso.

O EDUCADOR FÍSICO NO MUAY THAI:

Hoje é muito comum treinadores sem nenhum conhecimento passar para alunos treinos com as mesmas quantidades de repetições e intensidade, sem separar alunos que estão iniciando e os que estão em um estagio mais avançado.
O Professor de Educação Física sabe das limitações de seus alunos, assim os profissionais podem passar o melhor treinamento sabendo o momento correto onde o iniciante pode ou não executar exercícios mais avançados. O Muay Thai como outras artes marciais tem se destacado mundialmente, mas faltam profissionais graduados especializados na área.
É importante ter um profissional de educação física na modalidade, porque o Educador pode trabalhar de varias maneiras como; treinamentos Físicos e Técnicos, com métodos pedagógicos para todos os tipos de pessoas, respeitando seus limites sociais, culturais e físicos.

O Profissional de Educação Física é Indispensável quando se quer atingir resultados satisfatórios para um público que esteja procurando apenas um esporte para praticar e interessadas no condicionamento físico e também procurando uma modalidade e que tenha valores culturais orientais que seja interessante. O Professor de Educação Física é indispensável para treinamentos Muay Thai podendo trabalhar com musculação, treinamentos funcionais e com adaptações de outras modalidades como bike, corrida e natação que agregue fisicamente algum diferencial para os atletas de alto rendimento no Muay Thai. Também podem desenvolver treinamentos pré e pós-competições.

Douglas Bacaglini

Um comentário:

  1. Muito legal mesmo, ficou nota 10, treinador doug o melhor em....alem de ser treinador ele fala o que é certo e o que é errado, continue assim doug...sendo espelho para muitos que querem fazer o muay thai

    ResponderExcluir