domingo, 3 de outubro de 2010

*** Jogos Competitivos *** Pesquisa de Campo *** Oo JOGO!!


"Te falei
Que era importante competir,
Mas te mato de pancada se você não ganhar!"
Mamonas Assassinas

O lugar escolhido para nossa observação, foi um campinho de várzea localizado na periferia de Campinas, onde regularmente acontecem treinos de futebol. Esta atividade integra o projeto Segundo Tempo e atende à crianças, de 7 a 17 anos, isto mesmo, cerca de 80 alunos com idades tão distintas se revezam na ansia de jogar uma partidinha.
Passamos uma tarde com eles, assistindo aos jogos de futebol e observando e analisando os comportamentos e expressões dos alunos e educadores.
O jogo durava em média 30 minutos, enquanto os menores jogavam o maiores observavam ansiosos por sua vez. Cada time usava um colete com cores distintas para facilitar a identificação. No local, tinham três profissionais. (Um responsável-ex jogador de futebol que não possui CREF e dois estagiários.)
Durante o jogo que assistimos foi possível perceber que a competição entre eles é bem explicita, aparentemente os alunos se cobram muito e cobram um do outro (em tom de agressividade, na maioria das vezes) quando ocorria um passe errado ou a perda de um gol, era possível ver suas expressões faciais mudarem e dizerem palavras que revelavam desapontamento ou frustração.
Segundo os educadores que integram o projeto, “desde os menores (crianças) até os mais velhos (adolescentes e mais experientes) a competição esta evidenciada, mas claro nos mais velhos a competição já é bem mais forte e um pouco séria em determinada situações.”
Percebemos no final de um jogo, que os integrantes da equipe “perdedora”, , demonstraram frustração e semblante um pouco tristes e conforme nos disseram os educadores, alguns sairam irritados do campo.
Para um dos educadores, a cobrança e a analise técnica jogo acontece a partir dos próprios integrantes do time. “Entre si, dizem coisas do tipo, nossa como você perdeu aquele gol, marcação galera vai marcar, muito mal o posicionamento e muitas outras coisas que possa melhorar para a próxima partida.”
Na hora do jogo, observamos que eles se cobraram muito, perguntamos se isso ocorria sempre e o educador nos revelou que “O que era pra ser algo divertido e prazeroso, se torna uma responsabilidade que ele (educando) cobra de si mesmo e do próprio time, buscam desempenhar o melhor papel e quando erram, acabam não aceitando e cada vez a cobrança é maior.”
Perguntamos sobre agressões entre eles e os profissionais disseram que geralmente não há brigas entre os alunos, a competição começa no jogo e termina no “apito final” do professor. Questionamos também sobre quais estratégias são usadas para resolução destes conflitos (frustração; agressividade em campo, etc), segundo eles, a motivação, elogios, demonstração e explanação sobre possíveis erros e acertos são realizados todos os dias. Após o jogo que assistimos podemos observar os educadores atuando em uma roda final.
O educador nos disse que “Ás vezes para a idade é até um pouco prejudicial, pois com medo de errar o passe, evitam pegar na bola, ou até participar do jogo."
O momento mágico e o mais esperado é a hora do gol, na hora que a bola toca na rede, pronto, a festa é geral para o time, para os que assistem a partida, e para o aluno que fez o gol, é como se um piano fosse retirado de suas costas e com seu time indo rumo a vitória, a sua missão estivesse cumprida . E quando ganham, nossa o peito estufa com orgulho, o sorriso é algo que não sai do rosto, melhor que ganhar é ser o destaque do jogo, elogios a todo instante, cumprimentos e claro, a certeza de que será o primeiro a ser escolhido na próxima partida.
E então após revisão bibliográfica e nosso relatório da pesquisa de campo, já conseguiram definir se os jogos competitivos são vilões ou heróis?? Ainda não?? então vamos refletir... em um próxmo post é claro!! =]

Multiplicadores.

Um comentário:

  1. Casino, Racetrack & Hotel - MapYRO
    Casino, Racetrack 공주 출장샵 & Hotel, 1 익산 출장안마 Casino Drive, Columbus, IN 15406, United States. Directions · (800) 991-3305. Call Now · View Map · More Info. Hours, Accepts 원주 출장안마 Credit 경상남도 출장안마 Cards, Wi-Fi. Rating: 4.2 용인 출장안마 · ‎2,099 votes

    ResponderExcluir