segunda-feira, 30 de novembro de 2009

entrevista com professores de educação física escolar

O primeiro trabalha em uma escola particular de Campinas de 5ª série ao 3º colegial

O que é educação física escolar para você??

Entendo a Educação Física escolar como uma área/disciplina que introduz e integra o aluno na área da cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos esportes, dos jogos, das lutas, das danças e das ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.

Como você via a educação física escolar nos tempos de aluno??

Como a melhor matéria escolar. Uma aula que era esperada com muita ansiedade, onde se realizavam diversas manifestações corporais através dos diversos jogos e esportes.

O que te ajudou mais, a teoria na faculdade ou a prática nos estágios??

A Prática e a Teoria foram muito importantes, pois se completam em diversas situações onde o raciocínio e a execução devem ser imediatos.

Você acha que sua escola da importância que a educação física merece??

Não. A escola não observa a Disciplina Educação Física como outra qualquer, existe ainda um preconceito para com os professores e a nossa área. Cabe a nós professores e coordenadores da Educação Física alterar este quadro, com projetos e presença ativa em reuniões e planejamentos escolares.

O que tem que mudar para a educação física escolar ganhar um papel preponderante na sua escola??

Em primeiro lugar ter um coordenador específico da área, e um maior número de aulas semanais. Com estas primeiras mudanças outras metas podem ser almejadas.

LEONARDO FEDEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário