segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Entrevista com professores de educação física escolar 2

O segundo trabalha em outra escola particular de Campinas

1 -O que é educação física escolar para você??

Dependendo do tipo de foco que nós damos ao aprendizado de nossos alunos ( tecnicistas, emancipatória, progressista ) torna-se um momento no qual podemos fazer de nossos alunos um ser pensante através das práticas corporais. É a oportunidade de não simplesmente repetir os movimentos mas refletir sobre os mesmos e sobre sua conduta. É um momento de transformação através das práticas corporais.

2 -Como você via a educação física escolar nos tempos de aluno??

A minha foi pura esportivização, apesar do meu professor ficar tomando coca-cola e comendo coxinha, nós nos divertíamos na quadra. Sendo um profissional da área vejo o quanto deixei de aprender.

3 -O que te ajudou mais, a teoria na faculdade ou a prática nos estágios??

Nós não podemos dicotomizar esses dois temas pois acredito que seria o mesmo que separar mente e corpo. São dois momentos de reflexão em que o estagiário deve vivenciar, ao aproximar-se da realidade (prática) e usar da teoria para solucionar os problemas que vão surgir, vai se formando a competência profissional. Venho de uma universidade que os meus estágios foram feitos nesta concepção.

4 -Você acha que sua escola da importância que a educação física merece??

Acredito que o profissional de E. F. é que vai construir essa importância, debatendo com os outros professores desde o tema sobre as avaliações dos alunos como também o feedback dos alunos para a escola.

5 -O que tem que mudar para a educação física escolar ganhar um papel preponderante na sua escola??

Acho que este papel ela já possui, porém a preservação deste “status” deve-se a constante preocupação com a formação continuada a participação na elaboração do projeto pedagógico anual e o bom relacionamento com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário