quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Concepções de jogadores da Ponte Preta a cerca da profissão...


O QUE É FUTEBOL PRA VOCÊ?
Essa entrevista com os meninos da Ponte Preta é para conseguirmos visualizar todas as visões diferentes, como ele convive com o esporte , como é a rotina deles no Dia-a-Dia, buscando atrás dos seus sonhos!!!
O Futebol é paixão, é um jogo mundial que move multidões e mobiliza quem cultiva a cultura do esporte.

O QUE É JOGAR FUTEBOL PRA VOCÊ?
É Minha vida, é alegria, felicidade, e eu amo fazer isso. Me reunir com colegas e jogar futebol faz com que eu esqueça tudo e me divirta fazendo algo prazeroso.
Claro, envolve disciplina e responsabilidade no mundo do futebol, além de ser prazeroso é uma profissão que exige dedicação.

COMO É FICAR LONGE DE CASA? EXPLIQUE
Ficar longe de casa e da família é muito difícil, pois, você não tem alguém que possa te aconselhar e te dar carinho, como o pai e a mãe.
O convívio familiar é importante na formação do indivíduo .
Também, você não se sente a vontade , pois perde muito a privacidade e o conforto da sua casa. Ficar sem comer a comida da mãe e me divertir com irmãos e primos é um fator a ser analisado.

O CONVÍVIO NO ALOJAMENTO AMENIZA ESSA SITUAÇÃO?
Um pouco, ficar junto te faz sentir menos sozinho.
Aqui todos viramos pai, mãe e principalmente irmãos, cada dia nós aprendemos om o outro e ajudar é sinônimo de sentir que o colega está necessitando de “família”.
Também tem as controvérsias, pois em alguns casos tem garotos que atrapalham muito. Como as noites em claro, o barulho alto, as brincadeiras sem graça, etc. mas a vivência vai consolidando o respeito para com o outro.

COMO VOCÊ VÊ A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA?

A escola é muito importante, a educação faz com que nós construímos todo saber que nos envolve.
Mais depois da 5ª e 6ª séries, o futebol se tornou mais importante, pois é isso que pode ser meu futuro.
Sabemos que estudar é necessário mas não dá tempo, é muito cansativo e estando longe de casa nós temos ninguém que nos estimular. Ai a gente “ larga”.

COMO VOCÊ LIDA COM O MUNDO FUTEBOLÍSTICO ?
É um pouco complexo, mais fácil de se acostumar, a mídia ao mesmo tempo pode te consagrar e te derrubar.
Várias situações vem com trabalho, como dinheiro, fama e mulheres também.
É importante estar atento, pois você pode ser rotulado de várias maneiras e você sempre busca o melhor.
Por isso temos que ser cautelosos e lidar naturalmente com as circunstâncias desse mundo enorme que é o do futebol.
A torcida deve ser respeitada e pois também faz parte do espetáculo. E não podemos esquecer que assim como em uma empresa você acaba se tornando um empregado e segue uma árdua rotina, por isso, saber lidar com isso é tão importante.

COMO COMEÇOU ESSE SONHO ?
A família sempre incentivou e estimulou esse sonho desde pequeno. E brincar na rua, na quadra, em qualquer lugar, foi oportunizando para que se tornasse real ainda que não totalmente.

O QUE VOCÊ ESPERA PARA O FUTURO?
Me realizar profissionalmente, financeiramente e pessoalmente.
A cima de tudo dar uma vida melhor para minha família, ser feliz e o que vier depois é conseqüência.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MUDAR SUA VIDA ?
Correndo muito, me dedicando, usando todas as minhas habilidades para superar as dificuldades. Ser humilde, nunca desistir das advergências que a vida propõe e além de tudo ter fé em Deus.

VOCÊ ACHA QUE ESTÁ ATUALIZADO NO MUNDO EM QUE VIVE ?
Acho que um pouco, leio jornais, revistas, assisto televisão, uso a internet, celular, etc.
Mais não temos muito tempo para antenarmos nas notícias.
E também tem algumas que são muito chatas e repetitivas, aí não dá nem vontade de ver.
Sabemos que devemos aprender mais e aos poucos vamos indo.
A educação física pode nos ajudar muito nessa aprendizagem e ela nos mostrou uma outra linha de raciocínio para entendermos a nova vida


CONCLUSÃO
A Partir da pesquisa notei que a visão sobre o que é esporte e como lidar com ele está muito voga.
O cotidiano e as diferentes situações que ocorrem no dia-a-dia na vida dos garotos, constroem um aprendizado prático bom, porém, de pouca complexibilidade.
O ponto de vista é muito parecido, eles analisam através de uma linha de raciocínio, ou seja, o comodismo ao aprender é nítido.
A Educação física através de suas distintas áreas pode revolucionar esse fenômeno, de formas dinâmicas que oportunizem novas experiências, à fim de, desmitificar esse olhar que os jovens do futebol tem.
Não se pode construir “máquinas” humanas que só saibam fazer uma coisa é preciso estimular de forma eficaz o cognitivo, afetivo e o motor.

Eduardo Zamarioli

Um comentário:

  1. Du, infelizmente nossos meninos no futebol gostam do que fazem, mas poucas vezes sabem explicar o que exatamente fazem... falta teoria, conhecimento, né? Para que este quadro seja revertido, é preciso que as escolinhas de futebol e até os grandes clubes conscientizem-se e estejam dispostos a realmente "formar" grandes atletas...

    ResponderExcluir